CANDIDÍASE PENIANA

Candidíase peniana

CANDIDÍASE NO HOMEM – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

A infecção pelo fungo Cândida Albicans não é uma apenas das mulheres. Homens também podem ter candidíase na região genital.

A candidíase no homem se manifesta como uma infecção da glande ou do prepúcio, que são chamadas de balanite ou balanopostite por cândida.

Assim como nas mulheres, a candidíase nos homens não é uma infecção adquirida pela via sexual; até bebês e pessoas sem atividade sexual podem desenvolver a infecção.

Neste artigo abordaremos os seguintes pontos sobre a infecção por Cândida em homens:

  • O que é candidíase.
  • Fatores de risco para candidíase nos homens.

Portanto neste texto vamos falar exclusivamente da candidíase peniana.

O QUE É CANDIDÍASE

A Cândida, cuja espécie mais comum é a Cândida Albicans, é um fungo que pode ser encontrado colonizando a pele, órgãos genitais, boca ou trato gastrointestinal de até 80% da população.

Dessa formam em situações normais, a simples presença da Cândida no nosso organismo não representa nenhum perigo.

O nosso sistema imunológico é muito eficaz em controlar a população deste fungo, fazendo com que ele exista somente em pequena quantidade na nossa pele.

Entretanto, o problema com o fungo Cândida surge quando o nosso sistema imunológico se encontra enfraquecido ou quando há uma alteração na flora natural de bactérias da nossa pele, como nos casos de uso prolongado de antibióticos.

Sendo assim, essas alterações tornam o nosso organismo um ambiente mais propício para a proliferação da Cândida, que passa a se reproduzir sem limitações, podendo infestar a pele e invadir tecidos mais profundos, provocando reação inflamatória.

Candidíase é o termo que usamos para designar a inflamação provocada pela invasão do fungo Cândida.

Portanto ter Cândida na pele de forma assintomática é diferente de ter a doença candidíase.

A candidíase pode acometer vários órgãos diferentes, como a pele, os órgãos genitais e a boca os sítios mais comuns.

Em síntese, casos mais graves, geralmente em pacientes com imunossupressão severa, a Cândida pode acometer órgãos internos, como laringe, esôfago, rins, coração e até o sistema nervoso central.

FATORES DE RISCO PARA CANDIDÍASE NOS HOMENS

Na maioria dos casos, a candidíase não é uma doença adquirida através de outras pessoas.

A candidíase surge porque o seu organismo perde a capacidade de controlar o crescimento da população de Cândida que geralmente vive na sua pele.

Por fim, isso explica por que bebês e mulheres sem atividade sexual recente podem desenvolver candidíase na região genital.

No entanto, em alguns casos, porém, principalmente na candidíase peniana, a Cândida pode ser transmitida por via sexual.

Por outro lado caso a vagina da mulher estiver colonizada com grandes populações de Cândida, durante o ato sexual uma grande quantidade do fungo pode ser transferida para o pênis, aumentando o risco de balanite.

Por fim o desenvolvimento ou não da balanite por Cândida vai depender da capacidade do sistema imunológico do homem em lidar com essa grande população de fungo recém adquirida.

Portanto, não basta ter a Cândida na genitália, é preciso que o fungo esteja livre para se multiplicar.

Alguns fatores aumentam o risco de candidíase, são eles:

  • Diabetes mellitus
  • Parceiras com múltiplos episódios de candidíase vaginal.
  • Uso de fraldas (seja em bebês ou idosos).
  • Uso recente de antibióticos (antibióticos matam apenas bactérias, que são germes que competem por alimentos com os fungos).
  • Má higiene do pênis.
  • Doenças imunossupressoras, como HIV
  • Uso de glicocorticoides ou outras drogas imunossupressoras
  • Quimioterapia.
  • Desnutrição.
  • Uso de drogas pesadas.

O risco de balanite por Cândida parece ser menor em homens circuncidado


Ps.: Não deixe de ler nosso melhor artigo “Operação Candidíase”, pois se agora você está aqui explorando este site, eu acredito que esteja atrás de uma alternativa que te ajude a combater a maldita Candidíase.

Sendo assim, nesse artigo eu tenho uma oferta para você!

Além de entender mais um pouco sobre a Candidíase, eu te apresento uma grande oferta que vai te ajudar a dar um basta na Candidíase Acesse aqui o artigo: “Operação Candidíase – Pare de Alimentar sua Inimiga”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.